quarta-feira, 17 de junho de 2009

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

INTRODUÇÃO:


O aparelho respiratório é uma porta de entrada importante para produtos nocivos ao nosso organismo.


O ambiente industrial contém vários tipos de materiais que, dependendo do local de trabalho e produtos manipulados, podem ser prejudiciais ao organismo. O ar que respiramos entra através das narinas, passa pela faringe, laringe, traquéia, brônquios, chegando aos pulmões e podem ficar depositadas se forem partículas pesadas, ou absorvidas pela corrente sangüínea e distribuídos por todo corpo humano, podendo produzir alterações ou lesões em órgãos importantes como fígado, rins e cérebro.


As partículas pesadas, que ficam nos alvéolos pulmonares em longo prazo produzem lesões, tipo cicatrizes nos pulmões, que levam a dificuldades para respirar, prejudicando o pulmão e em seguida o coração, que necessitará mais esforço para mandar o sangue para ser oxigenado nos pulmões.


CONCLUSÃO:


Para cada tipo de atividade profissional que manipula materiais, ou em ambientes que contenham gases nocivos ao organismo há necessidade de uso de E.P. I adequado.


Existem filtros de ação mecânica, de ação química e mista.


O filtro de ação mecânica é feito de material fibroso e microscopicamente fino e tem a finalidade de reter partículas. Quando existe dificuldade para respirar é sinal que o filtro está saturado e deve ser trocado.


O filtro misto tem função dupla, retém partículas e gases.


O uso de E.P.I`s não é uma implicância, mas um privilégio que a empresa fornece para proteger a saúde dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário