quarta-feira, 17 de junho de 2009

ASFIXIA


O QUE É ASFIXIA?


Asfixia é um acidente que impede a absorção do oxigênio pelo organismo. Pode ser ocasionada pela falta do oxigênio no ar pela inspiração de substâncias ou gases nocivos ao nosso organismo. Dentro destas substâncias citamos a mais comum que é o gás carbônico e também é o mais perigoso não tem cor e nem cheiro.


O gás carbônico é altamente prejudicial. Como não tem cor nem cheiro, a sua presença só é notada, quando começam a aparecer os primeiros efeitos de sua ação no nosso organismo.


LOCAIS PERIGOSOS


Aonde acontece combustão, como: fundições, esmaltações, fornos, salas térmicas, oficinas de automóveis, etc. Em ruas estreitas, com trânsito atravancado, detecta-se elevada quantidade de gás carbônico.


AÇÃO DO GÁS CARBÔNICO.


Nosso organismo necessita do oxigênio, que entra pelos pulmões e é levada para todas as células do nosso organismo, pelo sangue.


O gás compete com o oxigênio, o lugar no sangue e ganha a competição, assim sendo, células importantes, como do cérebro, ficam sem oxigênio e começam a sofrer.









PRECAUÇÕES:


  1. Não deixe crianças com sacos plásticos;


  1. Não deixe o motor do carro ligado com a porta da garagem fechada;


  1. Não aqueça um ambiente fechado com fogareiros;


  1. Não deixe crianças brincarem com brinquedos pequenos, pois podem engoli-las;


  1. Não deixe crianças com bexigas, depois de estouradas.


PREVINA-SE:


O ar que respiramos deve ser o mais puro possível, não faça nada que possa aumentar a poluição que os desavisados já produzem: sua saúde não tem preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário